OBJETIVO GERAL DO PROJETO COMUNIDADE EM CENA

Formar 30 agentes culturais (adolescentes e jovens), oferecendo atividades de educomunicação, cidadania, animação sociocultural, informática e empreendedorismo.

Os participantes terão seis meses de formação para constituírem grupos na comunidade e multiplicarem seus conhecimentos a outros 500 jovens. O projeto, com vigência de dois anos, é financiado pela Fundação Citi.

ONG IDEALIZADORA DO PROJETO:

O Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, fundada em 1997. Tem como missão contribuir para a construção de uma sociedade equânime e sustentável por meio da promoção dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens, do desenvolvimentos sócio-cultural e da proteção ambiente.

Público-alvo:

Crianças, adolescentes, jovens e profissionais da rede de proteção social e garantia de direitos.


Mais informações:


http://www.projetocamara.org.br

SAÍDAS CULTURAIS / ATIVIDADES EXTERNAS

O Camará tem por prática promover a participação de seus freqüentadores em espaços coletivos de debates, em especial aqueles relacionados às políticas públicas de infância e juventude. Sempre que surge uma oportunidade, faz-se o debate entre os jovens sobre o caráter do evento, levanta-se interessados em participar, até definir representantes e operacionalização. Indicaremos abaixo as participações externas ocorridas no período e o número de jovens do projeto que participou.

Clique aqui para conferir:


Entrevistas para o programa TV Comunidade em Cena:

O ponto de partida foi estabelecer algumas áreas emblemáticas para que os jovens se organizassem em torno. Considerando a relevância na atualidade, os interesses da juventude e as características da região, abordaram os seguintes temas:

  • Meio Ambiente e Saúde
  • Trabalho e Juventude
  • Cultura
  • Turismo e História

Assista as entrevistas e veja como foi realizado esse desafio! clique aqui:

PROGRAMA DE TV COMUNIDADE EM CENA

"A partir de setembro empreendemos um formato mais integrado às atividades do projeto. A idéia era levar o grupo de jovens a experimentar na prática um processo que envolvesse a elaboração de um diagnóstico da realidade, o planejamento de ações, sua execução e a avaliação de processos e resultados. Para tanto propusemos a produção de um programa de TV, a ser exibido no final do semestre, que envolvesse o grupo em todas as suas etapas e nas diversas funções requeridas." (Lumena C. Teixeira, coordenadora do projeto)


A produção do programa seguiu as seguintes etapas:

- Organização em subgrupos para pesquisas temáticas;

- Gravação das entrevistas com a população;

- Edição do material;

- Ensaios do Programa de TV;

- Exibição do programa ao vivo, transmitido pela internet.



Confira AQUI como ficou nossa produção!


BLOCO EURECA

Criado há 17 anos pelo projeto Meninos e Meninas de Rua, o bloco Eureca sai às ruas para dar o primeiro grito de carnaval no município de São Bernardo do Campo. Desde 2006, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a rede de serviços de São Vicente participa desta ação e multiplicou o movimento, organizando a versão Eureca Litoral, coordenado pelo Camará. Este ano, o objetivo foi ampliar e fortalecer a mobilização na Baixada Santista.

A cada ano o Eureca aborda uma temática relacionada ao Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei Federal 8069/90, sendo a primeira delas uma comemoração pela conquista do ECA.


Os jovens do Comunidade em Cena participaram ativamente da realização do Eureca 2009 em São Vicente e nas demais cidades onde o Bloco também saiu às ruas, como Campinas e São Bernardo do Campo, veja as fotos aqui!



Blog : http://eurecalitoral.blogspot.com/

PONTO DE CULTURA do MINC

O projeto CulturAtiva tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural da comunidade local e a participação ativa de jovens nos processos de produção cultural.

Contempla atividades de formação artístico-cultural que estimulem a produção cultural de outros jovens nas áreas de vídeo, teatro e dança. Público Direto: 100 adolescentes e jovens; indireto entre 2.000 a 3.000 jovens .


Parceria estratégica: Ministério da Cultura.



Fotos de algumas atividades, aqui !

Produção da WEBTV Comunidade em Cena

O programa feito por adolescentes e jovens que envolve o grupo em todas as suas etapas e nas diversas funções requeridas.















Nenhum comentário:

Postar um comentário